O Projeto

Objetivos

O projeto EXPORT FOOD SUDOE tem como objetivo promover a parceria entre empresas do setor agroalimentar do território do Sudoeste Europeu, com a finalidade de desenvolver abordagens de acesso a mercados internacionais. O programa está aberto às empresas de Portugal, Espanha e do Sudoeste de França.

As parcerias de exportação, que serão criadas entre várias empresas francesas, espanholas e portuguesas, no âmbito do Projeto EXPORT FOOD SUDOE, permitirão a realização de ações conjuntas para promover os seus produtos internacionalmente. As parcerias de exportação podem assumir várias formas, dependendo das necessidades e dos objetivos das empresas envolvidas, que partilharão informações/experiências/ boas práticas, participação conjunta em feiras e encontros com clientes, sinergias empresariais, partilha de contactos e redes, apadrinhamento de empresas, ofertas comuns.

Assim, o projeto pretende melhorar a competitividade e promover a internacionalização das PME do setor agroalimentar do Sudoeste europeu, através da implementação de projetos de cooperação entre empresas, designadamente por via da constituição de consórcios de exportação.

A duração do projeto é de 2 anos (julho de 2016 – junho de 2018).

Ações

EXPORT FOOD SUDOE divide-se em várias ações que promovem o contacto direto entre empresas, com o objetivo de suscitar o desenvolvimento de ligações de negócio entre os parceiros e a promoção de sinergias comerciais para abordar conjuntamente mercados terceiros. Em particular, estão previstas as seguintes ações:

Ações de formação, assessoria e apoio técnico e comercial.

Elaboração de planos estratégicos de internacionalização, para identificar as necessidades e expectativas das empresas, e para avaliar a maturidade do projeto de exportação da empresa.

Acompanhamento individual, por consultores especializados nas respetivas áreas de negócio.

Organização de múltiplos encontros entre as empresas francesas, portuguesas e espanholas. Estão previstos entre 3 e 5 encontros empresariais ao longo da execução do projeto. Estes encontros vão acontecer nas regiões parceiras do projeto: Lisboa (Portugal), Sevilha (Espanha), Gers (França), Haute Vienne (França), Astúrias (Espanha). O objetivo principal dos encontros é que as diferentes empresas alinhem uma estratégia internacional. Assim, estes encontros serão conjugados com a visita às empresas locais, organização de um fórum local com os produtos das empresas participantes, e organização de encontros com clientes e distribuidores locais.

Participação em salões internacionais e missões comerciais de prospeção de mercado. As empresas parceiras poderão participar nos salões agroalimentares internacionais, de acordo com as suas necessidades e expectativas.

Para beneficiar das ações do projeto EXPORT FOOD SUDOE, não hesitem em contactar-nos!

Destinatários das Ações

É uma empresa do setor agroalimentar?
Quer iniciar uma experiência internacional? Tem um interesse recente em mercados estrangeiros?
Está disponível para colaborar com as empresas parceiras do projeto? (França e Espanha)

O projeto EXPORT FOOD SUDOE integra as empresas de produção agroalimentar situadas em Espanha, Portugal e Sul de França (ex. Regiões Aquitaine, Midi-Pyrénées, Languedoc-Roussillon, Auvergne, Limousin, Poitou-Charentes). O projeto destina-se essencialmente às PME, com ou sem experiência internacional (exportadores-primários, exportadores confirmados), que desejam iniciar ou expandir a sua atividade de exportação.

As empresas motivadas e interessadas por novas iniciativas e colaborações são bem-vindas!

 

Uma fase de identificação e recrutamento das empresas para a cooperação empresarial está prevista no projeto. Os parceiros farão a seleção final das empresas com base em critérios pertinentes e transparentes.

O projeto destina-se igualmente aos operadores do setor, importadores, distribuidores, comerciantes e organizações profissionais.

Inscreva-se já no Programa
de Acompanhamento do Projeto
EXPORT FOOD SUDOE!

Consórcio

O projecto é executado por cinco Parceiros, de França, Espanha e Portugal. Em particular, são:

Resultados Esperados

É esperado que o projeto EXPORT FOOD SUDOE beneficie diretamente, pelo menos, 100 empresas, localizadas no espaço Sudoeste Europeu, nomeadamente as regiões parceiras.

Resultados Esperados

É esperado que o projeto EXPORT FOOD SUDOE beneficie diretamente, pelo menos, 100 empresas, localizadas no espaço Sudoeste Europeu, nomeadamente as regiões parceiras.

As empresas participarão nas atividades de informação, formação e de aconselhamento para melhorar o seu posicionamento internacional, incluindo a elaboração de planos estratégicos de internacionalização. Os resultados serão extremamente pertinentes para as empresas com potencial ou com vontade de integrar iniciativas de cooperação empresarial.

Prevê-se que pelo menos 50 empresas sejam capazes de explorar a possibilidade de criar parcerias de exportação.

O objetivo final é constituir, pelo menos, 5 consórcios de exportação com a participação de pelo menos 20 empresas francesas, espanholas e portuguesas.

O Programa INTERREG SUDOE

O programa de cooperação territorial do Espaço Sudoeste Europeu (SUDOE) suporta o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projetos transnacionais através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

A zona elegível do programa SUDOE, é constituída por :

  • Espanha
  • Portugal
  • Gibraltar (Reino Unido)
  • As antigas regiões de Poitou-Charentes, Aquitaine, Midi-Pyrénées, Limousin, Auvergne et Languedoc-Roussillon.

Os atores públicos das regiões espanholas, francesas, portuguesas e britânicas (Gilbraltar) contribuem para o crescimento e desenvolvimento sustentável do espaço Sudoeste Europeu através do desenvolvimento de projetos de cooperação transnacionais em matéria de inovação, ambiente, novas tecnologias de informação e desenvolvimento urbano sustentável. Atuando em conjunto, os atores regionais contribuirão para que o Sudoeste Europeu atinja as estratégias da União Europeia em matéria de crescimento, emprego e desenvolvimento sustentável.

Tendo sido desenvolvida uma análise ao Sudoeste Europeu, atendendo aos dados demográficos, socioeconómicos, ambientais, etc., o principal objetivo é o desenvolvimento de uma estratégia que destaque os pontos fortes e promova a correção dos pontos fracos, a fim consolidar o espaço Sudoeste europeu como um espaço de cooperação territorial nos domínios da competitividade e inovação, do ambiente, e do desenvolvimento sustentável e o ordenamento do território, que contribuirá para assegurar uma integração harmoniosa e equilibrada das suas regiões, assim como os objetivos de coesão económica e social da União Europeia.

A nova geração do programa SUDOE 2014-2020 faz parte do objetivo de Cooperação Territorial Europeia co-financiada pelos fundos estruturais para o período 2014-2020. O programa operacional foi elaborado pelos quatro Estados-Membros: Espanha, França, Portugal e Reino Unido (Gibraltar).

O Espaço Sudoeste Europeu estende-se por uma superfície de 770.120 km2, que representa 18,2% da superfície da União Europeia (27 países). A sua população é de 61,3 milhões de habitantes, que aqui representa 12,4% da população total da União Europeia.

Para mais informações sobre o INTERREG SUDOE consulte o web site do programa (https://www.inetrreg-sudoe.eu).

L’espace Sud-ouest européen s’étend sur une superficie de 770.120 km2, ce qui représente 18,2 % de la superficie de l’Union européenne (27 pays). Sa population s´élève à 61,3 millions d’habitants, ce qui représente 12,4 % de la population totale de l’Union européenne (27 pays).

De plus amples informations sur INTERREG SUDOE sont disponibles sur le site internet du programme (https://www.interreg-sudoe.eu).