Câmara de Comércio e Indústria de Sevilha

A Câmara de Comércio e Indústria de Sevilha é uma instituição de direito público, criada como um órgão consultivo de colaboração direta com a Administração Pública, em representação dos interesses gerais das empresas.

A CCI de Sevilha dispõe de um vasto programa de formação destinado às empresas, empregados e desempregados, gerido através da sua própria Escola de Negócios, Centro de Formação Profissional e Centro Universitário. (EUSA, www.eusa.es)

A CCI de Sevilha está associada a diferentes organismos ao nível internacional, nacional, regional e local (Câmaras europeias, Plataforma Global de Câmaras, ASCAME, Câmara de Espanha, Conselho de Câmaras Andaluz, etc.) e dispõe de uma grande experiência na gestão de projetos internacionais.

A Câmara realiza diversas ações para fortalecer o crescimento da atividade económica da Província, em particular:

  • Promoção do espírito empresarial;
  • Internacionalização das PME;
  • Cooperação: Projetos de desenvolvimento económico, internacionalização, novas tecnologias, agroalimentar, transporte, energia, ambiente, etc.;
  • Consultoria e representação das empresas;
  • Inovação e Tecnologia;
  • Educação e Formação;
  • Colaboração com os atores regionais para a criação de novas políticas regionais e europeias.

Para mais informações, consulte o site da Câmara de Comércio (www.camaradesevilla.com).

Câmara de Comércio e Indústria de Limoges e Haute Vienne

A Câmara de Comércio e Indústria de Limoges e Haute Vienne está fortemente envolvida no apoio ao desenvolvimento dos negócios internacionais das empresas.

O serviço internacional da Câmara desenvolve instrumentos para ajudar as empresas a exportar. Há mais de 25 anos que implementa ações específicas para facilitar o acesso a novos mercados. Isto inclui inúmeros serviços de informação, aconselhamento e de assistência relativamente aos mercados-alvo.

Ao longo do ano, o serviço ao nível da internacionalização, permite às empresas a participação em larga escala em eventos comerciais:

  • Salões profissionais internacionais;
  • Missões de prospeção;
  • Necessidades de reuniões e convenções de negócios.

Tem uma experiência comprovada no desenvolvimento e gestão de redes comerciais em mercados terceiros.

A Câmara de Comércio e Indústria de Limoges e Haute Vienne tem uma experiência reconhecida na constituição de consórcios através da criação de escritórios comerciais no estrangeiro, de que se destacam principalmente:

  • Nos Emirados Árabes Unidos – empresas de decoração de interiores;
  • No Japão e na Coreia do Sul – empresas especializadas em artigos-prenda
  • No Dubai – empresas fabricantes de Tapeçaria de Aubusson

Na atualidade, a Câmara de Comércio e Indústria de Limoges e Haute Vienne participa no programa EXPORT FOOD SUDOE, que tem por objetivo reforçar a parceria entre empresas do território Sudoeste Europeu em França, Espanha e Portugal.

Câmara de Comércio e Indústria de Gers

A CCI de Gers, fundada em 1900, é uma instituição de direito público Francesa, situada na região de Occitanie. As suas principais missões são:

  • Promover o desenvolvimento económico territorial do Departamento de Gers; que é um dos departamentos mais rurais em França;

  • Promover as atividades económicas locais;

  • Representar e coordenar uma rede de 7500 PME localizadas no Departamento de Gers, respeitando a sua natureza comercial, industrial e de serviços públicos.

A CCI é certificada pela ISO 9001, para a certificação AFNOR, para todas as suas atividades e é detentora de um certificado de reconhecimento “EFQM Excellence, 5 estrelas” (Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade).

Uma das missões principais da CCI de Gers é o acompanhamento às empresas na sua abordagem aos mercados internacionais, através do seu departamento de negócios. A CCI dispõe de um serviço dedicado às competências específicas em matéria de exportação. Em particular, presta os seguintes serviços:

  • Realização de formalidades legais e operações de exportação;
  • Pré-diagnóstico de exportação com o objetivo de avaliar a capacidade da empresa para se desenvolver internacionalmente e se constitui uma oportunidade;
  • Planos de Negócios de Exportação com o objetivo de estruturar uma estratégia de internacionalização;
  • Identificação e mobilização dos financiamentos necessários para a internacionalização das empresas;
  • Aconselhamento regulamentar, jurídico, técnico para a exportação;
  • Animação do “Club de Exportação” composto por empresas exportadoras, promovendo o intercâmbio de boas práticas em matéria de exportação.

O setor agroalimentar é predominante na economia do Departamento rural de GERS. Múltiplas empresas já exportam os seus produtos para o estrangeiro, mas continuam empenhadas em concorrer para novos mercados, em parceria com outras empresas francesas e estrangeiras. O seu objetivo poderá ser alcançado através do Projeto Export Food Sudoe, que oferece a possibilidade de contactar e desenvolver parcerias interessantes e duráveis com as empresas de outras regiões. É um projeto colaborativo, que constitui também uma oportunidade para sensibilizar, informar e qualificar as empresas que não estão presentes no mercado internacional, oferecendo-lhes novas vias de desenvolvimento, nomeadamente através de reuniões empresariais.

A CCI de Gers tem uma experiência rica, de mais de 15 anos, em matéria de coordenação, gestão e desenvolvimento de projetos europeus de cooperação.

Para mais informações sobre a CCI, estão disponíveis através do site www.gers.cco.fr.

Associação de Investigação das Indústrias de Carnes do Principado das Astúrias.

Quem somos nós?

ASINCAR é um cluster agroalimentar espanhol (certificado com o Selo de Bronze) composto por mais de 80 membros. Mais de 95% desses membros são PME de toda a cadeia de valor alimentar. A Associação está situada a Norte (Astúrias, Noroeste de Espanha) e emprega 33 pessoas com competências multidisciplinares. ASINCAR é hoje em dia composta por mais de 350 clientes de vários mercados alimentares (carne, peixe, marisco, frutas, legumes, pratos pré-cozinhados, conservas, produtos gourmet…).

A missão da ASINCAR é contribuir para a competitividade e a durabilidade das empresas agroalimentares, a sua adaptação a novos mercados através da inovação, a cooperação, a transferência de conhecimento e de tecnologias, e apoio para chegar a novos mercados. Para além deste grupo de funções, a associação tem dois papéis. Enquanto associação ligada à indústria agroalimentar, a ASINCAR defende e protege os direitos das empresas. Assim sendo, a ASINCAR é um centro tecnológico de apoio à promoção de iniciativas de investigação e de inovação.

Quais os serviços disponíveis?

Os serviços principais da ASINCAR são os seguintes:

  • Cluster agroalimentar;
  • Projetos de Inovação;
  • Assistência técnica e tecnológica, aconselhamento jurídico;
  • Formação contínua e disseminação;
  • Laboratório certificado de segurança alimentar e controlo de qualidade;

As áreas principais de trabalho do Cluster:

  • Vigilância Tecnológica;
  • Promoção de atividades de investigação e de inovação no domínio agroalimentar;
  • Cooperação entre os membros e organismos externos;
  • Apoio à internacionalização das PME agroalimentares;
  • Cooperação entre outros clusters e setores de atividade: TIC, desenvolvimento sustentável, saúde, consumo, tendências de consumo…

A ASINCAR é hoje em dia um parceiro com múltiplas parcerias estratégicas de clusters europeus (ESCP-4i, EU4FOOD, AdPAck…), é membro da plataforma tecnológica Food for Life, e participa em múltiplos grupos de trabalho em colaboração com as administrações nacionais e regionais.

Qual o valor acrescentado do Projeto Export Food Sudoe para a ASINCAR?

O Projeto Export Food Sudoe é um apoio à internacionalização do cluster das empresas associadas. O objetivo da associação é o de contribuir para a competitividade e a diferenciação das empresas regionais através do programa de apoio proposto pelo projeto. O papel principal da ASINCAR é de apoiar e acompanhar as empresas participantes, e assim criar um ambiente internacional apropriado e colaborativo para que participem em parcerias de exportação.

Para mais informações sobre a ASINCAR, aceda ao site www.asincar.com.

Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave

“Criada em 1998 e reconhecida pelo Governo Português como Agência de Desenvolvimento Regional, a ADRAVE, situada no Norte de Portugal, tem um território de intervenção, o Vale do Ave, com mais de 450.000 habitantes e um tecido industrial muito forte.”

A ADRAVE é uma plataforma de cooperação entre atores públicos e privados para o desenvolvimento do território do Vale do Ave.

Despois da sua criação, em 1998, a ADRAVE não parou de incrementar as suas competências e o seu reconhecimento social enquanto ator fundamental do desenvolvimento económico e social do território.  

A equipa técnica da Agência detém um conjunto de competências técnicas multidisciplinares e uma experiência profissional importante em vários setores de atividade.

A ADRAVE tem uma experiência significativa no trabalho de cooperação com parceiros internacionais, nacionais e regionais, bem como com as PME para a qualificação e internacionalização de empresas.

A Agência tem vindo a desenvolver um vasto conjunto de trabalhos e de projetos de interesse regional, com muitos benefícios para o território, em cooperação com os municípios, universidades, centros tecnológicos e de inovação, associações empresariais e cidadãos.

Para mais informações sobre a ADRAVE, aceda ao site www.adrave.pt.